Rua Benjamin Constant, 1165, Centro, Rio Branco – AC

TJAC apresenta ao Departamento Penitenciário Nacional projeto de instalação do sistema de videoconferência

  • Home
  • Notícias
  • TJAC apresenta ao Departamento Penitenciário Nacional projeto de instalação do sistema de videoconferência

Iniciativa permitirá redução de custos com deslocamento de réus, vítimas e testemunhas, promovendo maior eficiência nas gestões orçamentária e gerencial.

O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), desembargador Laudivon Nogueira, cumprindo agenda de trabalho, nessa segunda-feira, 22, apresentou ao diretor do Departamento Penitenciário Nacional, (Depen), Fabiano Bordignon, em Brasília-DF, o projeto, de iniciativa do Poder Judiciário Acreano, de instalação do sistema de videoconferência destinado às pessoas recolhidas ao sistema prisional e aos processos de organização criminosa.

Durante o encontro, o vice-presidente do TJAC apontou a necessidade da implantação do sistema no Acre, com suas vantagens, principalmente no que diz respeito à celeridade nos processos criminais, à redução de custos para o poder público e à segurança.

De acordo com o desembargador Laudivon Nogueira, a iniciativa teve boa receptividade por parte do diretor do Depen, que já sinalizou no sentido de se iniciar tratativas para a efetivação de um convênio entre as instituições para a execução do projeto no Estado.

Nesse sentido, ainda durante a reunião, discutiu-se a necessidade de um plano piloto para o projeto de videoconferência no Acre, com atuação inicial nas Comarcas e presídios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

Para a reunião, o vice-presidente do Poder Judiciário Acreano esteve acompanhado da juíza-auxiliar da Presidência, Andrea Brito, do diretor de Logística do TJAC, Lucas Félix, e do diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen).

Ainda Brasília, em visitas a parlamentares acreanos, laudivon Nogueira apresentou o projeto do TJAC de videoconferência à senadora Mailza Gomes e aos deputados federais Jesus Sérgio e Perpétua Almeida, que garantiram apoio à viabilização da iniciativa.