Rua Benjamin Constant, 1165, Centro, Rio Branco – AC

Djalma assume a presidência do TJAC e Camolez presidirá a 1ª Câmara Cível

  • Home
  • Notícias
  • Djalma assume a presidência do TJAC e Camolez presidirá a 1ª Câmara Cível

O desembargador Francisco Djalma tomou posse no final da tarde desta segunda-feira (04/02) como presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) em sessão que também representou a abertura do Ano Judiciário. Na mesma cerimônia, o presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), desembargador Luís Camolez, tomou posse como presidente da 1ª Câmara Cível.

Assumiram também os desembargadores Laudvon Nogueira, no cargo de vice-presidente do TJAC; Júnior Alberto, como corregedor-geral da Justiça; Waldirene Cordeiro, como presidente da 2ª Câmara Cível; Élcio Mendes, como presidente da Câmara Criminal; Roberto Barros, como diretor da Escola do Poder Judiciário; Samoel Evangelista, como coordenador dos Juizados Especiais; e Denise Bonfim. como membro titular na classe de desembargador para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Antes da cerimônia ser iniciada, os magistrados fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, e pelo falecimento da mãe da desembargadora Waldirene Cordeiro, Doralice Oliveira da Cruz.

No ato de posse, que contou com diversas autoridades, o desembargador Francisco Djalma afirmou que a expectativa para os próximos anos é a maior celeridade nos julgamentos.

“Vamos implementar novas medidas, temos um concurso para a contratação de 15 novos juízes e com isso poderemos dar celeridades aos procedimentos judiciais. Nosso objetivo é trabalhar em prol do Poder Judiciário”, afirmou o novo presidente do TJAC.

De acordo com o desembargador Júnior Alberto, o desafio maior do Tribunal será atender todas as demandas da sociedade que busca a pacificação e a resolução dos problemas.

“Começamos com um sentimento de um grande desafio de procurar, cada vez mais, acelerando o julgamento dos processos, além de se aliar a todas as instituições para restabelecer a pacificação social. Nossa sociedade, atualmente, vem enfrentando graves problemas de segurança e o Poder Judiciário tem que dar uma resposta, melhorando o andamento dos processos, tornando-os mais ágeis”, detalhou.

Para o desembargador Laudvon Nogueira, está previsto ainda a busca por melhorias na qualidade de atendimento ao jurisdicionado.

“É um desafio prestar um serviço ainda melhor aos nossos jurisdicionados, melhorar o nosso serviço, tornar as decisões mais céleres, com o maior apoio ao juiz, com maior apoio aos servidores da casa. Depositamos toda a confiança em nosso presidente e acreditamos que ele realizará um bom trabalho”, disse.

O governador comemorou a posse reafirmando que a existência do Poder Judiciário é a garantia da democracia.

“Que essa harmonia entre os poderes não acabe nunca. Se depender do governo e do governador Gladson Cameli, com certeza, não vai existir desarmonia. Sempre digo que é importante governar com o diálogo, saber receber as críticas construtivas e dizer que o Poder Judiciário cumpre um papel fundamental, porque ele está presente no dia a dia das pessoas. Nas pessoas que estão nos lugares mais distantes, no menor município. O Poder Judiciário fortalece a democracia”, afirmou o chefe do Poder Executivo.

Gestão

O presidente da Asmac aproveitou para comemorar os avanços obtidos para a magistratura e para a sociedade durante a gestão da desembargadora Denise Bonfim.

“É dia de festa e a certeza do trabalho desenvolvido pelos eminentes desembargadores Denise, Djalma e Waldirene em prol do jurisdicionado acreano. Um trabalho que norteia os trabalhos dos eminentes desembargadores, hoje empossados. Seremos cobrados cada vez mais pela sociedade por decisões céleres em todas as áreas possíveis e imaginárias. O Poder Judiciário não produz riquezas, não constrói casas, não constrói hospitais, não constrói escolas e tantos outros benefícios em prol da comunidade. A nossa produção é uma sã Justiça, porém, nem sempre palpável, mas garantidora de direitos”, detalhou.

Segundo o desembargador Samuel Evangelista, “o legado dos colegas é vasto! Nas esferas administrativa e jurisdicional. Os projetos sociais mereceram especial atenção desse biênio que se encerra com destaque ao Projeto Cidadão. As conquistas administrativas e jurisdicional são comprovadas com a premiação com Selo Ouro pelo Conselho Nacional de Justiça, mantendo o Tribunal entre os melhores do País. A característica da desembargadora Denise é a humildade e o fino trato, e, essa sua maneira de ser, foi essencial para a harmonia que hoje reina no Poder Judiciário.”

Denise Bonfim se despediu desejando que o sucessor conquiste novas premiações, contribuindo com os avanços obtidos pelo Tribunal de Justiça do Estado nos últimos anos.

“Tenho um sentimento de contentamento, em que na administração ele [Francisco Djalma] dará prosseguimento a todo trabalho. Nos últimos anos, podemos elencar como avanços o julgamento de um volume de processos maior do que foram distribuídos, tanto é que tivemos reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça. Se Deus quiser, o nosso colega, desembargador Francisco Djalma, conseguirá para o TJ do Acre o Selo Diamante”, finalizou a ex-presidente.