Rua Benjamin Constant, 1165, Centro, Rio Branco – AC

Asmac participa de sessão de celebração dos 59 anos do TJAC e homenageia desembargador Pedro Ranzi

  • Home
  • Notícias
  • Asmac participa de sessão de celebração dos 59 anos do TJAC e homenageia desembargador Pedro Ranzi

A presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), juíza Maria Rosinete dos Reis, participou da sessão solene em comemoração dos 59 anos de instalação do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), na manhã desta quarta-feira, 22. O desembargador Pedro Ranzi seria homenageado na mesma cerimônia em virtude de sua aposentadoria, mas, por problemas de saúde, não participou.

Mesmo sem a presença do desembargador, Rosinete apresentou o discurso que homenageou o colega que trocou Rio Grande do Sul pelo Acre, seguindo uma brilhante carreira. 

No Poder Judiciário, Pedro Ranzi foi parte e elemento que contribuiu para todas as transformações e para os avanços, colaborando com a sociedade de forma inigualável. Ofereceu oportunidade de um maior crescimento da Escola do Poder Judiciário, quando exerceu o mandato de presidente”, rememorou a presidente da Asmac que também celebrou a data de fundação do Poder Judiciário, lembrando dos avanços promovidos e no empenho de servidores e magistrados.

O desembargador Roberto Barros, em exercício na presidência do TJAC, falou sobre os 34 anos de atuação de Pedro Ranzi, além de trazer para a sessão a presença histórica da Justiça acreana. “A Justiça do Acre existe desde quando esse pedaço de chão se tornou Brasil. Mas, estamos a comemorar 59 anos de instalação do Tribunal de Justiça”.

A desembargadora Waldirene Cordeiro, que está respondendo pelo governo do Estado, recordou que no final do ano completa 10 anos de Judiciário e falou do orgulho de pertencer a essa instituição.

“A palavra que uso é transformação. Transformação com êxito é feita por todos aqueles que construíram o Poder Judiciário acreano e por todos aqueles que estão a construir, servidores, servidoras, magistrados e magistradas, colaboradores, todos que fazem a sua parte e colocam seu tijolinho no Judiciário acreano. É uma honra para mim integrar o meu Judiciário acreano, e digo o meu, porque passo mais tempo aqui do que dentro da família, assim como, todos e todas que fazem parte dessa grande família do Judiciário”, disse Waldirene Cordeiro.

O corregedor-geral da Justiça do Acre (Coger), desembargador Elcio Mendes, assinalou que a história do Tribunal se entrelaça com a vida de todos e todas que fazem e fizeram parte do Judiciário. Usando poesia e linhas do hino de Cruzeiro do Sul, Mendes também rendeu uma homenagem especial ao desembargador Pedro Ranzi.

“É um momento de agradecimento ao passado e também de louvor ao desempenho dos magistrados que estiveram e que até hoje estão atuando no engrandecimento do Poder Judiciário. O desembargador Pedro sempre foi um magistrado voltado à poesia, à cultura, ao engrandecimento, não somente do nosso Judiciário, mas da cultura em nosso estado. (…) Uma das estrofes desse hino diz que ‘é no trono dos seus esplendores, sob nuvens bordadas de azul, Deus semeia cascata de flores e abençoa o Cruzeiro do Sul’. Isso reflete muito a sensibilidade e a cultura do desembargador Pedro”, disse.

A decana da Corte de Justiça, desembargadora Eva Evangelista, a desembargadora Regina Ferrari e o desembargador Francisco Djalma ressaltaram a importância de Pedro Ranzi para a história e desenvolvimento da Justiça e do Acre e desejaram que ele continue praticando Justiça em suas atividades no cotidiano. Quando presidente, 2009-2011, entre outras realizações, fez o primeiro planejamento do TJAC.

O desembargador Samoel Evangelista resgatou parte da história de vida que compartilhou com Ranzi. Enquanto atuava no Ministério Público, Samoel o recebeu logo que ele tornou-se magistrado e foi atuar em Cruzeiro do Sul. “Destaco a dedicação do desembargador com a vida pública. Ele tem como marca a dedicação e a simplicidade. Por isso, registro meus agradecimentos e respeito a esse grande gaúcho”.

Participaram da solenidade membros do Ministério Público, da Defensoria, da Ordem dos Advogados do Brasil e Procuradorias Públicas, além de servidoras, servidores, magistrados, magistradas e representante do Sindicato dos Trabalhadores do Acre.