Rua Benjamin Constant, 1165, Centro, Rio Branco – AC

Asmac participa de lançamento de projetos para a Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul

  • Home
  • Notícias
  • Asmac participa de lançamento de projetos para a Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul

A presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), juíza Maria Rosinete dos Reis, participou do lançamento dos projetos Biblioteca Compartilhada e Horta Compartilhada, e a abertura da Trilha Ambiental na Cidade da Justiça da Comarca de  Cruzeiro do Sul. Os eventos foram promovidos pela presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro, e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Elcio Mendes.

A solenidade de lançamento das ações foi prestigiada pelo governador do Estado, Gladson Cameli, que na oportunidade assinou junto a presidente, um Termo de Compromisso de Cooperação Técnica, que permitirá a reforma nas instalações do Judiciário no município.

O diretor do Foro da comarca em exercício, o juiz de Direito, Erick Farhat, juiz titular da Vara da Infância e da Juventude, Marlon Machado, também esteve presente junto a magistrada Adamarcia Machado e os servidores do Judiciário. O evento foi prestigiado pelo procurador-geral do município, Rafael Sanson, representando o prefeito, o promotor Ildo Maximiano, do Ministério Público Estadual, a defensora pública do Estado, Carolina Matias, Ocilene Alencar, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Sub Seccional de Cruzeiro do Sul, o secretário de Estado de Infra Estrutura, Cirleudo Alencar, o juiz-auxiliar da Corregedoria do TJAC, Lois Arruda, o primeiro secretário da Câmara Municipal, Elter Nobrega, e a ex-primeira dama do município, Beatriz Cameli.

A presidente do TJAC, Waldirene Cordeiro, relembrou dos diversos desafios que o Judiciário acreano preciso enfrentou diante da pandemia, ressaltando que a justiça jamais parou, mas que precisou continuar atendendo a população de outras formas, tendo como aliada a tecnologia. Depois de mais de dois anos em atendimento remoto, todas as Comarcas abriram suas portas à população para a volta do atendimento presencial.

“É uma satisfação estar no Juruá neste dia depois de termos voltado ao atendimento presencial, expandido algumas das ações que o Judiciário acreano desenvolve. Tivemos um momento de pandemia muito difícil, mas o Judiciário não parou. Hoje estamos trazendo a Biblioteca Compartilhada, Horta Compartilhada e a Trilha Ambiental, práticas que, inclusive, concorreram ao Prêmio Innovare e que reforçam o papel da Justiça acreana, que vai além dos serviços jurisdicionais”, disse a presidente.

Ela também agradeceu ao governador Gladson Cameli pela parceria. “Agradecemos o apoio que o chefe do Executivo tem dado ao Poder Judiciário. São parcerias como essas, que fortalecem a prestação jurisdicional, atendo aos anseios do jurisdicionados e vai ao encontro do que é o acesso a Justiça”, ressaltou.

O governador Gladson Cameli, reafirmou o compromisso do Poder Executivo com o Judiciário acreano. “Hoje estamos celebrando uma série de ações do Poder Judiciário do Acre aqui na nossa região, com a interiorização dessas ações. Quero saudar a presidente do Tribunal, desembargadora Waldirene Cordeiro e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Elcio. É a união que pode contribuir cada vez mais com o povo acreano, e essa união foi fundamental na pandemia. Quero reafirmar o compromisso do Executivo como parceiros nas importantes ações do Judiciário acreano, como o Projeto Cidadão e tantos outros”, disse.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Elcio Mendes, reforçou a importância das ações para a população de Cruzeiro do Sul. “Essas ações abrangem a Cidade da Justiça de Cruzeiro de Cruzeiro do Sul a uma população que é muito merecedora. Obrigada a todos que estão participando desta ação que reforça cada vez mais a presença do Poder Judiciário no Acre”.

O diretor do Foro, juiz de Direito Erik Farhat também ressaltou a satisfação da Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul ao receber ações que reforçam a atuação do Judiciário junto à sociedade.

Conheça mais sobre as ações:

Horta Compartilhada – Lançado em setembro de 2018, o projeto Horta Compartilhada  integra as ações do Plano de Logística Sustentável (PLS) do Poder Judiciário do Acre e visa promover a qualidade de vida, assim como o fortalecimento do convívio comunitário.

Coordenada pelo Núcleo Socioambiental Permanente (NUSAP), a ação cultiva sem uso de agrotóxico. Dentro do projeto, existe a linha de cultivo de plantas medicinais. 

A ação proporciona a conscientização ambiental, convívio entre servidores, magistrados e colaboradores do TJAC, e também rendeu reconhecimento para o Poder Judiciário Acreano junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por cumprir determinação contida na Resolução n°201/2015 do CNJ, com o desenvolvimento da Horta Compartilhada.

Trilha Ambiental –  As ações de preservação e sustentabilidade desenvolvidas no Bosque da Justiça, uma Área de Preservação Ambiental (APA) de mais de 71 mil metros quadrados, em Rio Branco, inspiraram a ação  Cruzeiro do Sul.

Na cidade da Justiça da Terra dos Náuas, o Poder Judiciário do Acre lança a Trilha Ambiental. Uma área verde que tem o intuito de se consolidar como um espaço de preservação da biodiversidade e também está sendo preparada para receber público, na realização de passeios.Em sua Sede Administrativa na capital, o Bosque da Justiça é uma referência de prática sustentável e já foi finalista do Prêmio Práticas de Sustentabilidade.

Biblioteca Compartilhada – Lançado em setembro de 2018, o projeto Horta Compartilhada funciona na base do voluntariado. A iniciativa integra as ações do Plano de Logística Sustentável (PLS) do Poder Judiciário do Acre e visa promover a qualidade de vida, assim como o fortalecimento do convívio comunitário.

Coordenada pelo Núcleo Socioambiental Permanente (NUSAP), a ação cultiva sem uso de agrotóxico. Dentro do projeto, existe a linha de cultivo de plantas medicinais. O cultivo pode ser consumido pelos servidores da Justiça Acreana, desde que façam um cadastro e tragam sementes ou mudas para trocarem pelos alimentos, pois somente assim a horta se manterá.

A ação proporciona a conscientização ambiental, convívio entre servidores, magistrados e colaboradores do TJAC, e também rendeu reconhecimento para o Poder Judiciário Acreano junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por cumprir determinação contida na Resolução n°201/2015 do CNJ, com o desenvolvimento da Horta Compartilhada. (Texto do TJAC)