Rua Benjamin Constant, 1165, Centro, Rio Branco – AC

Asmac participa de entrega da Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral

  • Home
  • Notícias
  • Asmac participa de entrega da Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral

O presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Luís Camolez, prestigiou a homenagem realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a desembargadora Maria Cezarinete de Souza Augusto Angelim, na tarde de terça-feira (16/10). No evento, a Corte Eleitoral outorgou a magistrada (in memoriam) a Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral.

A condecoração foi entregue à família da desembargadora na data de aniversário dela. Entre os representantes da magistrada estavam a mãe Francisca Chagas da Costa, a irmã Maria Cesarineide de Souza Lima (desembargadora do TRT da 14ª Região, com sede em Porto Velho), o filho Stephane Quintiliano de Souza Angelim e os sobrinhos Paula Cezane, Poline Helena de Araújo Aguiar e Alex Silva de Souza.

A homenagem contou com canções, um vídeo e um discurso que buscou manter viva a lembrança da magistrada que foi vice-presidente do TRE-AC. “Penso que Cezarinete não teve só mérito profissional, sua história de vida, desde criança, foi coroada com grandes méritos, entre eles, os de filha, irmã, esposa e mãe”, disse a corregedora regional eleitoral, juíza Olívia Ribeiro.

A medalha é concedida aos membros da Corte Eleitoral pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral. A magistrada exercia o cargo de vice-presidente do TRE-AC desde agosto de 2017.

Compuseram a mesa de honra os membros da Corte Eleitoral; o procurador do Estado, Luciano Fleming Leitão, representando o governador; a desembargadora Eva Evangelista, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) e a irmã da homenageada, Maria Cesarineide de Souza Lima, que é desembargadora do TRT da 14ª Região, com sede em Porto Velho.

Entre as autoridades estavam presentes ainda os desembargadores do TJAC, Samoel Evangelista, Roberto Barros, Laudivon Nogueira, Júnior Alberto e Luís Camolez, e a defensora pública geral em exercício, Simone Santiago. Também estiveram presentes servidores do TRE-AC e do TJAC.

A irmã da homenageada, desembargadora Cesarineide de Sousa Lima, agradeceu aos membros da Corte pela condecoração. “Quero externar a minha emoção de estar hoje aqui nesta casa, que é tão importante para o Brasil, principalmente neste momento de eleições que estamos vivendo. Agradeço à Corte Eleitoral do Acre por essa justa homenagem à minha irmã, que sempre buscou a justiça justa e fraterna”, falou.

Para o presidente da Asmac, afirmou que a homenagem mostra a importância do trabalho realizada pela colega.

“A desembargadora Cezarinete sempre foi sensível a necessidade de promover a Justiça e a garantia dos direitos, sendo incansável na busca de um julgamento correto e justo”, afirmou.

A presidente do TRE-AC, desembargadora Regina Ferrari, antes de encerrar a sessão solene, ainda agradeceu a família dela em nome do Tribunal por todos os serviços prestados a Justiça acreana.

“A estimada desembargadora Cezarinete Angelim deixou uma marca indelével em nossos corações, com sua sabedoria e coragem, marcando para sempre esta corte com decisões insofismáveis, também nos presenteou com sua personalidade de mãe amorosa e dedicada, mulher guerreira e batalhadora, desembargadora atuante e comprometida com a justiça, cuja fé transbordava em ações. Que cada um dos presentes sinta o reconforto do consolo de saber que não há fim para aqueles que semearam a justiça”, destacou a presidente do Tribunal.