O presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Juiz de Direito, Gilberto Matos participou da solene do Pleno do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), na quarta-feira, 11, em homenagem a desembargadora mais antiga da Corte de Justiça, Eva Evangelista, que se aposentou após 49 anos dedicados ao serviço público no Poder Judiciário e ao atendimento dos cidadãos.
Gilberto Matos, expressou a gratidão, destacando a importância do exemplo de vida da magistrada.
“Hoje é dia de despedida, mas mais que isso, é um dia de celebração. A nossa década que desde 1975 se dedica à judicatura e à Justiça acreana. Seu empenho, sua energia e a alegria com que se dedicou às atividades do Judiciário se tornaram a sua marca registrada. Nos despedimos de Vossa Excelência não com um adeus, mas com um carinhoso ‘até logo”, falou o presidente da Asmac.
De acordo com o presidente da Asmac, a carreira de Eva Evangelista se encerra com grande distinção e trabalho árduo, como a juíza de Direito em atividade há mais tempo em todo o país, conforme reconhecido pelo novo corregedor-geral nacional, ministro Mauro Campbell, durante sua posse no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Ao longo desses anos, foi mais do que uma profissional exemplar; foi uma líder, uma mentora e, acima de tudo, uma defensora incansável dos direitos fundamentais dos mais vulneráveis e daqueles que bateram à sua porta, com sua sabedoria, ética e profundo respeito pela dignidade humana. Este dia nos remete a uma grande reflexão e aqui eu falo com servidores, servidoras, e com os senhores representantes de poderes. Vocação é isso, senhoras e senhores. É aquilo que você faz tão bem feito, como fez a desembargadora Eva, e que nos inspira como um farol e vai nos continuar nos inspirando por longos anos”, disse a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari.
A sessão solene presidida pela desembargadora Regina Ferrari reuniu as desembargadoras Denise Bonfim e Waldirene Cordeiro, os desembargadores Luís Camolez, Samoel Evangelista, Júnior Alberto, Laudivon Nogueira e Nonato Maia. A desembargadora Maria Cesarineide, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT14), foi uma convidada de honra.
Também participaram o governador Gladson Cameli, o presidente da Assembleia Legislativa Luiz Gonzaga, o procurador-geral adjunto Celso Gerônimo, a defensora-geral Simone Santiago e o presidente da OAB Rodrigo Aiache.
O evento contou com a presença do prefeito Tião Bocalom, do senador Alan Rick, da deputada Meire Serafim, do deputado Eduardo Ribeiro, entre outras autoridades e servidores do tribunal. A sessão começou com uma apresentação do Coral Cancioneiros da Paz do TJAC, que interpretou “Agnus Dei” e “Céu de Santo Amaro.
Autoridades e familiares proferiram discursos e homenagens à desembargadora decana, expressando sua admiração e reconhecimento pela significativa contribuição.