Para homenagear a trajetória de vida da desembargadora Eva Evangelista e os excelentes serviços prestados ao Poder Judiciário pela presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Ferrari, o presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), juiz de Direito Gilberto Matos, fez a primeira entrega da comenda criada pela entidade às magistradas. Elas receberam a primeira medalha instituída pela entidade durante a cerimônia de abertura do Ano Judiciário de 2025, no final da manhã desta quarta-feira, 5.
A comenda leva o nome da magistrada que mais tempo atuou no Poder Judiciário, chegando a 49 anos de exercício da função: a Medalha do Mérito da Associação dos Magistrados do Acre Desembargadora Eva Evangelista, a mulher que enfrentou todas as adversidades ao assumir o cargo de juíza no Acre, ainda na década de 1970.
“Desembargadora Eva Evangelista foi escolhida para figurar na medalha que criamos e o motivo pelo qual ela recebe o vosso nome, desembargadora, é pela sua imensa contribuição à Justiça no Acre. E a Justiça, que eu digo aqui, nas suas muitas acepções, a Justiça enquanto decisão fundada nos múltiplos aspectos da complexidade humana, especialmente a humanidade. A desembargadora Eva Evangelista nos deixou esse legado, e o seu nome estará cravado nessa medalha. E isso nos honra muito (…) Muito obrigado por tudo que a senhora representa para o nosso Poder Judiciário”, explicou o presidente da Asmac.
Agraciada com a honraria em virtude do compromisso, contribuição, dedicação e forte atuação à frente da gestão do Poder Judiciário, no biênio 2023-2025, a presidente do TJAC expressou sua emoção e gratidão, ressaltando a importância da comenda em reconhecimento ao seu trabalho à frente do TJAC. Ferrari também mencionou a relevância da colaboração entre as instituições e a necessidade de um compromisso contínuo com a justiça e a dignidade humana, agradecendo, ainda, a todos os que contribuíram para a Justiça, reforçando a importância do trabalho conjunto para o fortalecimento das instituições.
Participaram da sessão solene o vice-presidente da Corte, desembargador Luís Camolez; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista; as desembargadoras Denise Bonfim, Eva Evangelista e Waldirene Cordeiro; os desembargadores Elcio Mendes, Júnior Alberto, Laudivon Nogueira, Lois Arruda, Nonato Maia e Roberto Barros.
Também compuseram a mesa de honra o desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura, desembargador Marco Anthony Villas Boas; o procurador-geral adjunto do Estado do Acre, Leonardo Rosas, representando o governo do Acre; o deputado Manoel Moraes, representante da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior; o procurador-geral de Justiça do MPAC, Danilo Lovisaro; o procurador de Justiça Samy Barbosa; e o presidente da OAB/AC, Rodrigo Aiache.