Rua Benjamin Constant, 1165, Centro, Rio Branco – AC

Asmac homenageia Eva Evangelista durante sustentação oral

  • Home
  • Notícias
  • Asmac homenageia Eva Evangelista durante sustentação oral

O presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), juiz de Direito Gilberto Matos, esteve presente no último Tribunal do Pleno Administrativo em que participou a desembargadora Eva Evangelista, sessão em que ela foi homenageada pelas contribuições significativas ao Poder Judiciário. Na mesma data, ela também recebeu tributo dos membros da 1ª Câmara Cível, presidida pelo desembargador Roberto Barros.

Durante o Pleno, o representante da Asmac e o advogado Tiago defenderam pautas administrativas importantes para seus associados, chegando a realizar sustentação oral, na quinta-feira, 5.

Barros aproveitou o momento solene para reafirmar que Eva Evangelista fez história e deixa exemplos que devem ser seguidos tanto na função como julgadora como defensora de causas sociais.

“Vossa Excelência me acolheu muito bem, assim como em outros momentos da minha vida, enquanto professora, pois foi minha professora na Universidade, enquanto diretora da Escola do Poder Judiciário, quando me convidou para dar aulas. Sempre pude contar com o apoio e o conhecimento de Vossa excelência. Então, eu vim com o compromisso de encerrar os processos em que eu estou vinculado (…), mas também para manifestar a minha satisfação e o meu sentimento de gratidão à Vossa Excelência, pelos ensinamentos diários que transmitiu a esse seu aluno de hoje, de ontem e de sempre, ao longo desses anos”, falou o desembargador.

O advogado João Arthur Silveira realizou a sustentação oral perante o Colegiado da 1ª Câmara Cível e aproveitou para falar sobre a homenageada.

“Vossa Excelência é conhecida como uma amiga da advocacia e eu quero dizer que isso fez muita diferença na carreira de diversos advogados (…). Esse acolhimento aqui no segundo grau, vindo de uma pessoa que possui autoridade jurisdicional, faz muita diferença. Nenhuma homenagem, na verdade, chega à altura da grandeza da história que a Vossa Excelência desenvolveu no Judiciário ao longo desses anos. Sei que a senhora não vai descansar, pois não é seu perfil, seu perfil é trabalhar, mas mesmo assim, lhe desejo um bom descanso em sua aposentadoria”, explanou o defensor.

Na sessão do Tribunal Pleno Administrativo, as homenagens continuaram à Eva Evangelista.

Na sustentação oral, Gilberto Matos falou da grandeza da desembargadora, a decana da magistratura estadual.

“Nós sabemos que a legitimidade das decisões vem da fundamentação e o respeito pelo julgador vem de saber que a sua convicção é isenta, e a senhora tem as duas coisas, então meu respeito, meu agradecimento pela senhora e a todos os integrantes dessa corte”, abordou o presidente da Associação.

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, destacou sobre a falta que a decana da Corte de Justiça fará para o Poder Judiciário.

“Temos certeza que olharemos para essa cadeira com muita tristeza todos os dias. Vai ser difícil se acostumar sem a senhora. A senhora tenha certeza que ele continuará a nos inspirar, a nos iluminar. Muito obrigada, desembargadora, pelos 49 anos que a senhora completou de serviços aos nossos cidadãos”, salientou Regina Ferrari.

A magistrada agradeceu pelas homenagens e ressaltou que sentirá falta de servir ao Judiciário, como de todos que passaram por sua trajetória.

“Eu considero hoje um privilégio de Deus que eu possa estar aqui nas minhas últimas sessões nesses órgãos colegiados. Compreendi nestes últimos anos o quanto é importante a jurisdição compartilhada. E eu lembro muito bem as palavras do ministro Ilmar Galvão, quando assumiu o Tribunal, ele me disse que a competência é muito importante, mas o mais importante é a convivência”, finalizou.