Rua Benjamin Constant, 1165, Centro, Rio Branco – AC

Asmac e TJAC finalizam projeto Cidadania e Justiça na Escola

  • Home
  • Notícias
  • Asmac e TJAC finalizam projeto Cidadania e Justiça na Escola

O presidente da Associação de Magistrados do Acre (Asmac), juiz de Direito Gilberto Matos, participou do encerramento do projeto “Cidadania e Justiça na Escola”, ocorrido na sexta-feira, 20, na Escola José Potyguara.

A cerimônia contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, com a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), desembargadora Waldirene Cordeiro, o defensor público Celso Araújo e a diretora da Escola José Potyguara, Denise de Souza.

A ação tinha como intuito promover palestras sobre direitos e deveres em escolas de ensino fundamental da rede pública, contribuindo com a atividade social e buscando conscientizar os estudantes. O programa teve a participação de magistradas, magistrados, promotores, advogados e advogadas e demais colaboradores.

Ao longo do ano foram realizadas palestras em 12 escolas do 5º ano, sendo elas: Escola Chico Mendes, José Potyguara, Álvaro Vieira da Rocha, Elias Mansour Simão Filho, Francisco Oiticia, Monte Castelo, Francisco Salgado Filho, Georgete Eluan Kalume, Governador José Augusto, Clínio Brandão, José Sales de Araújo e Luís de Carvalho Fontinelle.

Na finalização do projeto de 2024, houve a entrega de certificados para as melhores redações de cada escola, em seguida foi realizada a premiação dos três primeiros colocados entre as 12 unidades participantes.

A Associação dos Magistrados além de disponibilizar as cartilhas educativas, fez a doação dos tablets para os primeiros colocados, com o intuito de ajudar nos estudos das crianças. As mães dos premiados foram presenteadas com uma ecobag, bolsa feita de materiais sustentáveis.

O presidente da Asmac aproveitou o momento para aconselhar os estudantes presentes.

“Tudo que forem fazer, façam bem feito, façam o melhor de vocês. Desde a atividade que o professor passou, a missão que seus pais deram para fazerem dentro de casa. Isso nos torna melhores, independente do objetivo de vocês e o que pensam para o futuro, todo mundo quer ser feliz, ter uma vida boa. Mas, sempre que tiverem algo para fazer, façam o melhor que puderem “, disse Gilberto Matos.

A presidente do TJAC, ressaltou sobre a importância de investir na educação.

“Todo país que investiu desde o pré-natal de uma mãe até o Ensino Fundamental, investiu em creches, investiu em Educação, esses países prosperaram. Não há como nós guindarmos o lugar de prosperidade, de fraternidade de um mundo mais amoroso se não investirmos na Educação das nossas crianças, especialmente, porque a primeira infância é primordial.” enfatizou Regina Ferrari.

A coordenadora da CIJ, Waldirene Cordeiro, falou sobre a responsabilidade de cada um na promoção da cidadania, construção da paz e consciência ambiental.

“Vocês têm muito direitos, mas também têm obrigações. Qual a primeira obrigação que vocês têm aqui na escola? Estudar. Aproveitem a oportunidade. Esse projeto é para começar a trabalhar com vocês, o que é servir ao seu país, seu Estado. É buscar sempre a paz, não brigar. Ser um bom cidadão, respeitar os colegas, a professora.” falou a desembargadora.