Como parceira institucional do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), a Associação dos Magistrados do Acre (Asmac) esteve presente na premiação do concurso de redação do programa Conscientização pela Paz no Lar, realizado na terça-feira, 09, em Xapuri. O evento, que reuniu estudantes do município, encerrou a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher no Judiciário.
Na oportunidade, a presidente da entidade associativa e titular da 1ª Vara de Proteção à Mulher, juíza Olívia Ribeiro, lembrou os índices de feminicídio no estado e reforçou a importância de ampliar o debate.
“Falar de violência doméstica é um tema que nos aflige porque, quanto mais debatemos, mais vemos mulheres, crianças e adolescentes sendo violentadas”, explicou a representante da Asmac.
O concurso foi realizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cosiv) do TJAC. O programa alcançou, em 2025, mais de 800 estudantes, especialmente do 1º ano do ensino médio.
Na cerimônia, a representante da Cosiv, juíza substituta Natália Guerreiro, convocou a todos para o combate à violência contra a mulher. “Gente, vamos expandir a mente, questionar a realidade. Hoje tem internet, vamos buscar conhecimento, informação, unir nossas forças para acabar com isso, porque violência de gênero atinge todo mundo”, afirmou.
Estudantes premiados:
1º lugar: Raquel Mendonça de Souza;
2º lugar: Calebe dos Santos D’Ávila;
3º lugar: Lauane Araújo de Miranda.





