A 9ª edição do Projeto Cidadania e Justiça na Escola foi encerrada na manhã desta segunda-feira, 20, com a premiação de três estudantes em um concurso que escolheu as melhores redações. A solenidade realizada na Escola Luiz de Carvalho Fontenelle foi organizada pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), com o apoio da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac) que todos os anos oferece a premiação dos alunos.
Segundo o presidente da Asmac, juiz Gilberto Matos, o projeto oferece conhecimento aos estudantes das escolas públicas, promovendo a cidadania e a participação democrática, formando cidadãos conscientes dos próprios direitos.
“É sempre um prazer poder contribuir com o evento que contribui com a formação dos jovens, promovendo o conhecimento e o exercício da leitura e da escrita”, afirmou o Gilberto Matos.
Na edição de 2023 do programa, diversas escolas da capital e do interior participaram das ações educativas. Juízas, juízes, servidoras, servidores, voluntários da Rede de Proteção da Infância e Juventude realizaram palestras nas unidades escolares e ao fim, todos os estudantes foram convidados a participar de um concurso de redação sobre o tema “Justiça e Cidadania”.
Participaram da solenidade de premiação, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari; a coordenadora da Infância e Juventude do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro; o promotor de Justiça, Ricardo Coelho; o secretário estadual de Educação Aberson Carvalho; a secretária municipal de Educação Nabiha Bestene; e a diretora da Escola Luiz Carvalho Fonetenelle, Lídia Jácome. E na plateia vários representantes de unidades escolares, conselheiras tutelares e estudantes, assim como a presidente da Associação de Conselheiros do Acre, Luciana D’Avila.