Rua Benjamin Constant, 1165, Centro, Rio Branco – AC

Presidente da Asmac participa da posse da nova diretoria da Amages

  • Home
  • Notícias
  • Presidente da Asmac participa da posse da nova diretoria da Amages

O presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Danniel Bomfim, participou, por meio de teleconferência, da cerimônia de posse da nova diretoria da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), na manhã desta segunda-feira (21). A juíza Marianne Júdice de Mattos será a presidente no biênio 2020/2022 e a desembargadora Janete Vargas Simões a vice. Daniel Peçanha, que deixa a presidência hoje, assumiu como o 2º vice-presidente de Direitos Humanos.
Com a posse de Marianne, são 7 as mulheres à frente de associações estaduais. Para Renata Gil, primeira mulher a assumir a presidência da AMB, este número é muito representativo e importante.
“Cada uma das 5 regiões do Brasil tem, pelo menos, uma presidente à frente de uma associação, o que é muito emblemático para nós”, afirmou.
Renata agradeceu os trabalhos de Daniel Peçanha à frente da Associação e desejou sucesso a Marianne. “O Daniel, com sua humildade, conseguiu trazer importância para a Amages. Trouxe os pleitos e insistiu em pautas locais. Teve essa sensibilidade de levar as suas angústias, de insistir quando era necessário, e conseguiu alcançar ao lado de colegas guerreiros e bravos que engrandeceram o trabalho”, disse.
Marianne considerou que o momento atual é complexo e reforçou a necessidade de garantir a independência do Judiciário. “Um Judiciário forte, com juízes independentes, é indispensável para a existência da própria democracia e para as garantias dos direitos. Esse ponto deve ser sempre devidamente esclarecido a sociedade, prerrogativa de juiz não é privilégio, é o que garante aos jurisdicionados um julgamento justo, livre de pressões e influências. Em todo lugar em que a democracia ruiu iniciou-se pelo desmonte do Judiciário”, afirmou.
Em seu discurso, Daniel Peçanha enfatizou que “a magistratura capixaba é forte e tem de permanecer unida”. O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), participou da abertura do evento. Disse que a Amages tem sido uma associação aberta ao diálogo com o Estado e com o Ministério Público. “A diretoria da Amages e os juízes têm sido muito parceiros e estado em sintonia com os avanços que nós precisamos ter”, afirmou.
Marianne é juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública de Vitória. Foi eleita presidente da Amages e comandará a entidade por dois anos, de setembro de 2020 a setembro de 2022. A eleição foi realizada no dia 15 de setembro.
A juíza será responsável por dirigir uma associação com 555 associados, entre magistrados ativos, aposentados, pensionistas, federais e trabalhistas.
Se graduou em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo. É juíza há 26 anos. Tem experiência em diversas áreas como o Direito Penal, Direito de Família e Direito Civil e Comercial. (Texto: AMB)