Rua Benjamin Constant, 1165, Centro, Rio Branco – AC

Pesquisa da FGV aponta o Judiciário com melhor avaliação entre os três poderes

  • Home
  • Notícias
  • Pesquisa da FGV aponta o Judiciário com melhor avaliação entre os três poderes

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançou o estudo “A Imagem do Poder Judiciário Brasileiro” apontando que, entre os três Poderes, o Judiciário é o mais bem avaliado. O resultado foi divulgado na segunda-feira (02) pela instituição pesquisadora, a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Os resultados apontaram que 52% da população, mais da metade dos brasileiros, confia na Justiça, enquanto 34% confiam da Presidência da República e 19% no Congresso Nacional.
O estudo ouviu 2,5 mil pessoas, entre advogados, defensores públicos e cidadãos comuns, entre agosto de 2018 e outubro de 2019. O levantamento foi realizado pela FGV-Rio e pelo sociólogo e cientista político Antônio Lavareda, sendo coordenada pelo ministro Marco Aurélio Bellizze, do STJ, com subcoordenação da presidente eleita da AMB, Renata Gil.
O desconhecimento em relação ao sistema Judiciário, inclusive, foi um dos fenômenos identificado na pesquisa: Apenas 21% conhecia o nome do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo, e a proporção de pessoas que respondeu conhecer “bem” ou “mais ou menos” as entidades do sistema de Justiça ficou abaixo dos 50%. Segundo Antonio Lavareda, o material vai exigir um tempo grande de reflexão, e a análise, segundo ele, deve ser feita conjunta com a pesquisa “Quem somos. A Magistratura que queremos”, também lançada pela AMB no início deste ano, sobre o perfil da Magistratura. (Fontes: AMB, Amaerj e Amapi)
Clique aqui e leia a pesquisa completa.