Rua Benjamin Constant, 1165, Centro, Rio Branco – AC

Magistrada acreana ministra curso de Gestão Cartorária

  • Home
  • Notícias
  • Magistrada acreana ministra curso de Gestão Cartorária

Magistrados e servidores baianos estão reunidos, nestas segunda-feira e terça-feira (29 e 30 de abril), na Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp), participando do Curso de Gestão Cartorária. A intenção do encontro é habilitar os participantes para administrar uma unidade jurisdicional com eficiência e eficácia, baseados em uma nova cultura judiciária, assentada no planejamento estratégico e com vistas à melhoria dos resultados.

Entre as abordagens feitas pela juíza acreana Mirla Regina da Silva, que também é Formadora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), estão conceitos de gestão, seus instrumentos de controle, metas, indicadores e etapas para o desenvolvimento do plano de ação.

“A ideia da Gestão Cartorária é identificar situações prioritárias que necessitam de correção ou melhorias. Como é inviável resolver de uma só vez todas as contingências das unidades jurisdicionais, devemos selecionar as situações críticas e trabalhar nelas gradativamente, até que todos os desafios sejam superados”, explicou a instrutora.

Num cenário de morosidade da prestação jurisdicional, a boa administração judiciária constitui uma das preocupações centrais do sistema de Justiça. O princípio constitucional da eficiência é um dos fundamentos para implementar mais qualidade no serviço judiciário, identificada no fornecimento das decisões em um prazo razoável aos jurisdicionados. Dados do sistema “Justiça em Números” divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indicam que as unidades jurisdicionais ainda enfrentam problemas organizacionais graves, com repercussão direta no acesso à Justiça. Além da parte teórica, o curso aborda metodologias ativas, que envolvem o “aprender fazendo”, além de proporcionar a troca de experiências e ideias entre os participantes, com a construção de um plano de ação.  O Curso de Gestão Cartorária, na modalidade presencial, foi recentemente credenciado pela Enfam e tem conteúdo de 20 horas-aula.

Currículo da Magistrada

Magistrada há 23 anos, Mirla Regina é formada em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), pós-graduada em Direito Público pela Faculdade Integrada de Pernambuco e possui Mestrado Profissional (MBA) em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas. Ela ainda possui capacitação em Tribunais, Governança e Gestão pela Unidade de Formação Jurídica e Judiciária (Unifoj), do Observatório Permanente de Justiça do Centro de estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra – Portugal; além de integrar o livro “Guia de Melhores Práticas na Gestão Judiciária, da III Enaje.