Rua Benjamin Constant, 1165, Centro, Rio Branco – AC

Juíza e promotor promovem palestra sobre o combate às drogas

  • Home
  • Notícias
  • Juíza e promotor promovem palestra sobre o combate às drogas

Os alunos do ensino médio da Escola Estadual Raimundo Gomes, no bairro do Tucumã, deixaram a sala de aula e os livros, na tarde de terça-feira (26/06), para ouvir a titular da Vara de Delitos de Drogas e Acidentes de Trânsito da Comarca de Rio Branco, a juíza Rosinete dos Reis, e o promotor Marcos Galina. O objetivo foi levar para os jovens, da faixa etária de 12 anos a 17 anos, a palestra “Dialogando sobre o uso problemático de álcool e outras drogas”.

O evento, que teve a participação da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac) e do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), faz parte da 6ª Semana Estadual Sobre Drogas e é realizado na data que marca o Dia Internacional da Luta Contra as Drogas, criado pela ONU, em 26 de junho de 1987.

“É importante dialogar com os jovens de 12 a 17 anos, que é a faixa etária crítica de inserção do uso da droga e muitas vezes no tráfico, chegando até a Vara de Drogas, como um traficante, como um usuário, como aviãozinho, enfim, o que é uma triste realizada. Então viemos conversar, orientar e despertar neles o interesse pelo lado bom da vida”, afirmou a magistrada.

O alerta da juíza veio com números relacionados a quantidade de condenações de pessoas que cometeram o crime de tráfico.

“Nesses processos, raramente, tem apenas de um réu, então têm processos com quatro, cinco, cinquenta, cem réus. E, neste ano, em processos já julgados, proferimos 166 sentenças condenatórias, ou seja, pessoas condenadas porque existem provas nos autos da traficância”, alertou os estudantes.

Para ajudar na campanha contra as drogas, o promotor Marcos Galina ofereceu aos jovens mais um apoio na luta contra o aliciamento de traficantes que rondam a escola em busca de novos usuários.

“Hoje, os traficantes têm aumentado a presença nas proximidades das escolas para atingir esse que é o público preferencial deles [os jovens]. Nossa atitude é ter uma palestra franca, aberta com os alunos, esclarecendo para buscarmos uma prevenção. Os alunos precisam de força, de motivação, para que eles possam se afastar desses que são os verdadeiros perniciosos, que são esses que trazem as drogas para as imediações e até para dentro da própria escola”, explicou o promotor Marcos.

A diretora da Escola Estadual Raimundo Gomes, Elzanir Pereira da Costa, disse ter pedido apoio a magistrada para ensinar aos jovens que é possível resistir a influência do crime organizado.

“Estamos vendo nossos alunos em uma situação de risco, então a presença da juíza e do promotor para esclarecer, conversar, sobre delitos e drogas é muito importante, é um apoio a mais em nosso trabalho como educador”, finalizou a diretora.