Rua Benjamin Constant, 1165, Centro, Rio Branco – AC

Juiz de Direito da Comarca de Assis Brasil implementa com sucesso programas sociais em escolas e convênio com Apadeq para prevenção e tratamento de dependentes químicos, além da capacitação de professores

  • Home
  • Notícias
  • Juiz de Direito da Comarca de Assis Brasil implementa com sucesso programas sociais em escolas e convênio com Apadeq para prevenção e tratamento de dependentes químicos, além da capacitação de professores

Programa Aluno Nota 10 beneficia alunos de escolas de Ensino Fundamental

O Juiz de Direito, Dr. Alex Ferreira Oivane, titular da Vara Criminal da Comarca de Assis Brasil, desde que assumiu sua função no município implementou programas sociais para apoiar a comunidade, principalmente na área escolar e da prevenção da dependência química.

Crianças das escolas de Ensino Fundamental Edilsa Maria Batista e Vicente Bessa, que estão no seio das escolas, muitas vezes desassistidas, foram beneficiadas com a melhoria do espaço de leitura/biblioteca que foram totalmente reformados com pintura e doação de materiais pedagógicos.

Antes da reforma

Prédio do Poder Judiciário, da Comarca de Assis Brasil, foi totalmente reformado pelo trabalho dos internos da Apadeq. Na foto o resultado do trabalho e o antes da reforma

Implantados há cerca de um ano os programas sociais que beneficiam a comunidade escolar, nesta primeira etapa realizada em 2019, garantiram resultados muito satisfatórios com a execução de políticas públicas de acompanhamento dos alunos e da melhoria do ambiente escolar.

A preocupação com o problema da dependência química, que atinge a juventude de todos os municípios do Brasil, tem sido outra meta do trabalho do magistrado, que na sua permanência na Comarca de Feijó, iniciou um trabalho preventivo e de tratamento dos dependentes químicos.

Equipe Pedagógica da Apadeq, liderada pela Psicopedagoga Dione, ministrou capacitação para professores da rede de ensino de Assis Brasil e acompanhamento de Banco, o fundador da Apadeq

Uma parceria com a Associação dos Amigos e Pais dos Dependentes Químicos (Apadeq), de Cruzeiro do Sul, fundada e administrada por Raimundo Felício, popular Branco, garantiu a realização de palestras e a internação de jovens de Feijó na unidade da entidade em Cruzeiro do Sul.

Depois de sua transferência para a Comarca de Assis Brasil, o Juiz Alex Oivane, manteve a parceria com a Apadeq para trabalhar a juventude do município. Em 2019 foram realizadas palestras, capacitação de professores da rede estadual e municipal para lidar com o problema e internações.

Espaço de leitura totalmente reformado garante melhores condições de aproveitamento dos alunos

A internação de jovens atingidos pela dependência química na unidade da Apadeq, em Cruzeiro do Sul, foi outra iniciativa do magistrado que mostra um resultado excelente com o trabalho de desintoxicação e inserção dos pacientes na sociedade através da prestação de trabalhos sociais.

As instalações do prédio do Poder Judiciário de Assis Brasil, que estava com a fachada bastante deteriorada, foram beneficiadas com uma reforma realizada por internos da Apadeq de Cruzeiro do Sul que já na fase de inserção da sociedade participam de trabalhos como parte do tratamento.

Convênio entre a Comarca de Assis Brasil, a Apadeq e a rede em ensino garante capacitação de professores da rede de ensino e tratamento de dependentes na unidade de Cruzeiro do Sul

No trabalho preventivo em Assis Brasil o Juiz Alex Oivane reuniu donos de bares, distribuidoras e casas noturnas do município para tratar sobre a venda de bebidas a menores, terminantemente proibida pela legislação, como forma de alertar os proprietários para a vedação da lei.

Escolas foram beneficiadas com a ação dos programas implantados pelo magistrado