Rua Benjamin Constant, 1165, Centro, Rio Branco – AC

Jayme de Oliveira recebe a Medalha do Mérito Eleitoral do DF

  • Home
  • Notícias
  • Jayme de Oliveira recebe a Medalha do Mérito Eleitoral do DF

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (11), no Memorial JK, em Brasília, o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, foi condecorado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) com a Medalha do Mérito Eleitoral.

A comenda, instituída em março de 2000, é a maior honraria concedida pelo Tribunal e tem por objetivo incentivar a cooperação com a Justiça Eleitoral e o exercício da cidadania, fortalecendo o ideal democrático. Trata-se de uma homenagem aos que se destacaram por seus relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Distrito Federal, nas categorias: Jurista (na qual está o dirigente da entidade), Servidor e Colaborador.

“É motivo de muito orgulho receber essa condecoração do TRE-DF ao lado de grandes nomes do Poder Judiciário, que também trabalham em prol de uma magistratura cada vez mais eficiente, dedicada e comprometida, especialmente, com o engrandecimento da Justiça Eleitoral”, disse Jayme de Oliveira.

De acordo com o presidente do TRE-DF, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, “é uma honrosa distinção àqueles que prestaram serviço notável à Justiça Eleitoral, com o intuito de disseminar a cidadania e os ideais democráticos que alicerçam a Justiça Eleitoral. Os agraciados são todos merecedores de carregar a Medalha, que nos induz a refletir sobre valores como a nobreza de seus atos”.

Conselho Tutelar 

Desembargadores e membros do Conselho Tutelar do Mérito Eleitoral, que é responsável pela outorga, comentam a condecoração do presidente da AMB.

“Desde que Jayme de Oliveira se lançou candidato à presidência da AMB, nós nos alegramos, porque acreditávamos que ele tinha todos os atributos para fazer uma gestão extraordinária. De fato, ele não surpreendeu. Sua gestão tem agradado a todos nós, por ele ser um administrador eficiente, uma pessoa de trato, amável e tem sabido prestigiar os magistrados como ninguém. Então, nós lembramos de seu nome para ser agraciado por extrema Justiça”, revelou a desembargadora Carmelita Brasil.

Para o desembargador Carlos Divino Vieira Rodrigues, “Jayme de Oliveira é um grande republicano, um cidadão absolutamente democrático, participativo e que tem construído os consensos necessários a solucionar os conflitos coletivos pelos quais passa o Brasil. Não há possibilidade alguma de se alcançar esse objetivo sem a conciliação, e ele é, efetivamente, um grande conciliador”, elogia.

Além de Carmelita Brasil e de Carlos Divino Vieira Rodrigues, compõem o Conselho: o presidente do Tribunal e os desembargadores: André Macedo de Oliveira, Carlos Eduardo Moreira Alves, Everardo Ribeiro Gueiros Filho, Maria Ivatônia Barbosa dos Santos, e da secretária da Medalha, diretora-geral Lídia Maria Borges de Moura.

Dentre outras autoridades reconhecidas na categoria Jurista, estavam a procuradora-geral da República, Raquel Dodge; o ministro aposentado e ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Evandro Gueiros Leite; o vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins; o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB); e os juízes Jayder Ramos de Araújo e Márcio Evangelista Ferreira da Silva. Ao todo, 17 juristas, 21 colaboradores, e 19 servidores receberam a Medalha neste ano.

Da AMB, participaram a vice-presidente Administrativo, Maria Isabel da Silva; a vice-presidente de Direitos Humanos, Julianne Marques; e a diretora Maria Rita Manzarra. Compareceram, ainda, outros magistrados, ministros, advogados, servidores públicos, além de personalidades ou instituições civis e militares cuja cooperação tenha propiciado a efetiva melhoria e dinamização do serviço eleitoral. (Fonte: AMB)