Rua Benjamin Constant, 1165, Centro, Rio Branco – AC

I Congresso da Magistratura traz juristas de renome para debate científico no Acre

  • Home
  • Notícias
  • I Congresso da Magistratura traz juristas de renome para debate científico no Acre

O I Congresso da Magistratura do Acre terminou no final da tarde de sexta-feira (22) com a conferência “Novos enfrentamentos da política judiciária de resolução de conflitos”, proferida pelo ministro Marco Aurélio Gastaldi Buzzi.  O encontro organizado pela Associação dos Magistrados do Acre (Asmac) contou com o apoio da Escola do Poder Judiciário (Esjud) e do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).

O evento, realizado no Pleno do TJAC, contou com homenagens aos palestrantes, em especial o ministro e o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme de Oliveira. Ambos receberam a Medalha do Mérito Judiciário.

O Congresso, que teve a presença de autoridades do Estado, foi aberto na tarde de quinta-feira (21) com a palestra do presidente da AMB, com o tema a “Comunicação e o Poder Judiciário: a imagem do Poder Judiciário na atualidade”.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Asmac, Danniel Bomfim, homenageou os ex-presidentes da entidade, entre os presentes estavam Minervino Bezerra de Farias, Ciro Facundo, Adair Longuini, Laudivon Nogueira, Giordane Dourado, Marcelo Carvalho, Raimundo Nonato, Luís Camolez. Ao saudar os participantes, o presidente em exercício do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, destacou a parceria institucional e enfatizou a importância do associativismo para superar os obstáculos e suportar as adversidades inerentes ao exercício da judicatura.

O desembargador Luís Camolez foi o responsável pela saudação aos homenageados, abordando o aprendizado de cada presidente a frente da Associação.

O presidente da Associação aproveitou para agradecer a vinda dos palestrantes para dialogar com a classe, e reforçou a necessidade da união da magistratura em torno da entidade.

“A Asmac, sempre vocacionada para a defesa da democracia e das práticas republicanas, foi construída por inúmeros colegas, cada um obtendo conquistas e avanços conforme exigido no tempo em que foram os atores da história da entidade. Essa atuação, sempre profícua, deixou a cada um de nós, a imensa responsabilidade de dignificar o legado e a história da nossa associação e de avançar. Nós todos somos atores dessa história de 40 anos, da nossa entidade, e esse congresso é mais um bonito capítulo, e motivo de orgulho nessa história”, afirmou Danniel Bomfim.

Depois de retornar para a presidência do TJAC, na sexta-feira, quando deixou o cargo de governador em exercício, o desembargador Francisco Djalma comemorou a realização do evento que buscou debater temas jurídicos da atualidade.

“É um passo muito importante para todos nós que militamos na área do Direito no estado. Através desse congresso surgem novas ideias, sugestões, todos nós saímos daqui com muito mais conhecimento. Foi através do diretor da Esjud, desembargador Roberto Barros e do presidente da Asmac, o juiz de Direito Danniel Bonfim, que nós pudemos ter essa oportunidade, por isso os parabenizo”, disse o desembargador presidente do TJAC.

O segundo dia do Congresso da Magistratura contou com palestras sobre os temas: “Tutelas provisórias no processo civil”; “Direito como dominação: o juiz e a sociedade moderna”; “Direito Penal na modernidade pós Lava-jato”; e “Igualdade de gênero no Judiciário”.