Rua Benjamin Constant, 1165, Centro, Rio Branco – AC

Giordane Dourado ministra palestra sobre “Democracia, Liberdade de Expressão, Criminalização da Opinião e Guerrilha Virtual Eleitoral”

  • Home
  • Notícias
  • Giordane Dourado ministra palestra sobre “Democracia, Liberdade de Expressão, Criminalização da Opinião e Guerrilha Virtual Eleitoral”

O titular do 3º Juizado Especial Cível da Comarca de Rio Branco, o juiz Giordane Dourado, ministrou a palestra “Democracia, Liberdade de Expressão, Criminalização da Opinião e Guerrilha Virtual Eleitoral”, na Conferência Acredito, no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), no sábado (10/03). O encontro organizado pelo movimento nacional chamado Acredito contou com 12 convidados debatendo temas das áreas da educação, transformação social e justiça.

Durante o evento, o magistrado falou da importância de dialogar com a sociedade, interagindo e participando de atividades, mostrando como um julgador pensa, demonstrando transparência nos próprios atos.

“Um dos pontos que destaquei na palestra foi que o juiz deve falar, sim, com a sociedade, dialogar com a sociedade, e não se limitar falar apenas nos autos do processo, naturalmente, não defendo que o juiz comente os fatos que ele está julgando até porque temos uma vedação legal para isso, mas, do ponto de vista republicano, institucional, o juiz precisa interagir com a sociedade, participar de eventos, visitar escolas, fazer palestras conceder entrevistas, para tratar de temas institucionais. Ele deve falar, dialogar com a sociedade, porque, a sociedade tem o direito de saber o que pensa o juiz, qual a visão dele a respeito da situação do país, qual a visão dele a respeito de certos temas. Isso, claro, sem pré-julgar nada, mas como eu disse: estabelecer diálogo Franco, aberto, transparente com a sociedade”, detalhou.

No encontro, Giordane Dourado apontou para a necessidade de preservação de elementos essenciais da democracia e da liberdade de expressão. O objetivo foi apontar os problemas enfrentados pela sociedade atual e as possíveis soluções.

“Cada um dos participantes escolheu um tema, mas sempre com essa mensagem positiva de acreditar em algum valor que deve ser defendido. Apresentei os problemas que nós enfrentamos do ponto de vista da defesa da democracia, como do ponto de vista da defesa da liberdade de expressão e apresentando encaminhamentos, propostas e ideias para defender esses dois valores: democracia e liberdade”, informou.

O magistrado aprovou a iniciativa do Grupo Acredito que tem como forma debater temas relevantes para a sociedade e buscar a trocar experiências, sem o envolvimento político-partidário.

“Qualquer movimento ou projeto que estimule o debate público a respeito de questões relevantes é positivo e deve ser prestigiado. Ali estava um ambiente bem plural. Vi como uma iniciativa muito boa de estimular o debate, o diálogo, estimular ali a troca de percepções a respeito de problemas da sociedade. Eu não faço parte desse movimento nem conhecia, na verdade. Quando me foi feito o convite, procurei saber o que era, mas eu acho muito boa iniciativa e foi uma grande oportunidade de participar”, falou o juiz.

Ainda participaram do debate o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, e a promotora responsável pela promotoria de Defesa do Consumidor, Alessandra Marques.