Rua Benjamin Constant, 1165, Centro, Rio Branco – AC

Coordenadoria de Direito Penal e Processo Penal da AMB debate PL sobre novo CPP

  • Home
  • Notícias
  • Coordenadoria de Direito Penal e Processo Penal da AMB debate PL sobre novo CPP

As entidades trabalham pelo fortalecimento das carreiras de estado e a não desnaturalização do serviço público.

AMB e Asmac lutam para garantir independência funcional aos magistrados

A presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), a juíza Maria Rosinete dos Reis, e o ex-presidente da entidade e diretor de Assuntos Legislativos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o juiz Danniel Bomfim, participaram de teleconferência com a Coordenadoria de Direito Penal e Processo Penal da AMB, na manhã desta quinta-feira (22), para elaborar uma estratégia de debate com o Congresso Nacional no que diz respeito ao Projeto de Lei (PL) 8045/2010, que trata do Código de Processo Penal (CPP). A AMB encaminhará um ofício à Câmara dos Deputados para assegurar a independência funcional dos magistrados.

A presidente da AMB, Renata Gil, e a diretoria da entidade têm se reunido com congressistas para conversar sobre as alterações. “Pedimos a prorrogação dos prazos para os deputados João Campos (PSB-PE), Fábio Trad (PSD-MS) e Arthur Lira (PP-AL) por entendermos que textos complexos, como o CPP, não podem ser alterados sem um debate justo e extenso”, contou a magistrada.

Na última reunião semanal, a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) também debateu o projeto e defendeu o diálogo com o Parlamento. As entidades trabalham pelo fortalecimento das carreiras de estado e a não desnaturalização do serviço público. 

Também participaram da reunião a secretária-geral da AMB, Julianne Marques; o coordenador do grupo de Direito Penal e Processo Penal, Luiz Carlos Rezende e Santos; e os juízes Pedro Yung-Tay Neto; e Rogério Monstai de Lima.

Mahila Lara

Assessoria de Comunicação da AMB