Rua Benjamin Constant, 1165, Centro, Rio Branco – AC

Asmac participa do Programa Cidadania e Justiça na Escola

  • Home
  • Notícias
  • Asmac participa do Programa Cidadania e Justiça na Escola

Com o objetivo de debater conceitos como cidadania, direitos e deveres com as crianças do ensino fundamental, a Associação dos Magistrados do Acre (Asmac) e o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) lançaram na manhã de segunda-feira (06/05), na Escola Municipal Theodolina Falcão Macedo, a edição 2019 do Programa Cidadania e Justiça na Escola. A programação será encerrada com um concurso de redação em que o prêmio final será um tablet.
O evento, que contou com autoridades do Judiciário, do município de Rio Branco e da Polícia Militar, abriu o debate sobre assuntos, como violência doméstica e o combate a drogas.
Para o presidente da Asmac, juiz Danniel Bomfim, a Associação também tem função social e “participa ativamente desse projeto de modo a proporcionar as crianças conceitos sobre cidadania, ética, prevenção da violência nas escolas e bullying.”
O presidente do TJAC, desembargador Francisco Djalma, assinalou a importância da ação para o próprio Poder Judiciário, uma vez que visa educar as futuras gerações já no início da vida escolar.
“Esse talvez seja o programa social mais importante do Tribunal de Justiça do Acre, pois busca mostrar os caminhos que cada um de vocês deverá seguir através do conhecimento. Será através dos estudos que amanhã vocês serão juízes, policiais, promotores, vereadores, prefeitos. Nós já estamos esperando vocês, na próxima etapa do programa, no Tribunal de Justiça, nos Fóruns, para que possam conhecer o funcionamento da Justiça, do Estado, do Ministério Público. Ou seja, o nosso dia a dia”, disse o desembargador-presidente.
A coordenadora da Infância e da Juventude, desembargadora Regina Ferrari, ressaltou o papel de cada aluno com agente multiplicador dos conhecimentos adquiridos.
“É pelas crianças que começamos. A maneira de construir uma cultura de paz é através de atos singelos, no dia a dia, ensinando aos pequenos que todos nós temos direitos e temos deveres – e que todos somos responsáveis pelo mundo que nos cerca. Em um mundo com tanto desrespeito, com tanta violência, falta de gentileza, falta de amor, ainda mais importante se torna ensinar valores construtivos às crianças em idade escolar”, destacou a desembargadora Regina Ferrari.
O diretor da Escola do Poder Judiciário (Esjud), desembargador Roberto Barros, ressaltou a importância da troca de conhecimentos durante as etapas do projeto para preparar os alunos para o melhor exercício da cidadania.
“Talvez o melhor desse projeto seja nós podermos conhecer mais vocês. Quando a gente nasce, a gente conhece os nossos pais e as regras da nossa casa. Quando a gente vem para a escola, a gente conhece os professores e as regras da escola. E a partir de agora a gente vai falar um pouquinho do que vem agora, do mundo lá fora, além da família, além da escola de vocês. Que nós possamos contribuir com a preparação de vocês para o futuro, para que possam entender como as coisas funcionam, a ajudar os pais e os professores de vocês. Para que, no futuro, vocês possam nos substituir”, enfatizou o diretor da Esjud.
O evento contou com a presença ainda da juíza-auxiliar da Presidência, Andréa Brito; a prefeita em exercício, Lene Petecão; o secretário municipal de Educação, Moisés Diniz; o procurador de Justiça Ubirajara de Albuquerque (MPAC), a defensora pública geral Roberta Caminha (DPE), a representante da OAB/AC, advogada Lorena Torres, as representantes do 1° e 2° Conselhos Tutelares, Graziele Moraes e Maria Sandra, respectivamente; o coordenador do PROERD e representante da PM, tenente José Leandro, além da diretora da unidade de ensino, professora Cristiana de Holanda. (Com informações da Gecom do TJAC)