Rua Benjamin Constant, 1165, Centro, Rio Branco – AC

Asmac participa da comemoração de 43 anos do TRE

O presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), juiz Luís Camolez, participou da cerimônia de comemoração dos 43 anos de instalação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na tarde de sexta-feira (10/08). Durante o evento, a Corte Eleitoral homenageou autoridades e servidores que fizeram parte da história da instituição.
A celebração de todas as conquistas representa mais que rememorar a história. “O TRE é parte da democracia e da representação de seus jurisdicionados, assim, celebrar as conquistas é mais que homenagear a instituição, é homenagear toda a população”, afirmou juiz Luís Camolez.
No evento, um vídeo institucional lembrou da luta vivida por magistrados e servidores que todos os anos de eleição enfrentam as dificuldades da natureza para garantir o direito ao voto.
“É uma grande honra poder participar desta comemoração, pois também fui membro deste Tribunal, do qual tenho grande orgulho pela respeitabilidade que ele possui perante à sociedade. Destaco aqui o trabalho dos magistrados e servidores que trabalham com afinco neste Regional”, afirmou a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Denise Bonfim.
A presidente do TRE, desembargadora Regina Ferrari, comemorou a participação acreana na luta por inovações na área eleitoral, participando da história brasileira no campo das inovações, gerando economia para o Brasil na emissão impressa de título eleitoral.
“Foi do Acre que veio a ideia do e-Título que foi compartilhada com o TSE e, assim, fomos beneficiados com esta ferramenta que irá economizar em mais de R$ 200 milhões para o Brasil quando nós deixaremos de emitir o título em seu papel moeda”, explicou desembargadora Regina Ferrari.
A presidente do TRE ainda comemorou o reconhecimento da Corte Eleitoral brasileira perante organismos internacionais.
“Se a Justiça Eleitoral brasileira é reconhecida mundialmente pelas inovações tecnológicas como a urna eletrônica e a biometria, a Justiça Eleitoral do Acre também se destaca nessa área. Exemplo disso é que idealizamos nesta gestão o aplicativo e-Título, que dá acesso à segunda via do título eleitoral. O próprio TSE abraçou a ideia, desenvolvendo e disponibilizando a ferramenta para eleitores de todo o país. Já são mais de 4 milhões de downloads do aplicativo”, disse a presidente.