Rua Benjamin Constant, 1165, Centro, Rio Branco – AC

Asmac homenageia o desembargador Jorge Araken

A Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), representada pela titular da 3ª Vara de Família da Comarca de Rio Branco, juíza Maha Manasfi, homenageou o desembargador Jorge Araken, na quinta-feira (12/09). A placa entregue teve o objetivo de reverenciar um dos membros mais antigos do Poder Judiciário acreano, que faz parte da história do Estado.

A entrega da comenda foi feita durante evento realizado pela Academia Acreana de Letras (AAL), no Palácio da Justiça, em que o desembargador foi elevado ao quadro de Emérito da entidade.

Estavam presentes na solenidade o presidente do TJAC, desembargador Francisco Djalma, o vice-presidente, desembargador Laudivon Nogueira, a desembargadora Eva Evangelista, o presidente da Primeira Câmara Cível, o desembargador Luís Camolez, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, a desembargadora Denise Bonfim e a desembargadora Izaura Maia.

Além da homenagem prestada pela Asmac, o TJAC também prestou homenagem a Jorge Araken, em reconhecimento pelos serviços prestados ao Poder Judiciário.

O desembargador-presidente do TJAC disse estar feliz por ter contribuído com uma homenagem ao colega que apresentou grande contribuição para a formação do Poder Judiciário. “Além de ter sido professor, foi um dos primeiros juízes e desembargadores. É uma merecida homenagem”, afirmou.

A desembargadora Eva Evangelista aproveitou para recordar das aulas ministradas pelo professor Jorge Araken e, posteriormente, pelos ensinamentos deixados pelo colega magistrado.

Durante o agradecimento, o homenageado falou da alegria de retornar ao Palácio da Justiça após tantos anos. Araken permaneceu no Poder Judiciário Acreano de 1968 a 1985. “É uma grande felicidade. Eu morei no tribunal praticamente. Escrevi muitas obras e esse momento hoje é muito importante”, comentou.

A presidente da Academia Acreana de Letras, Luísa Karlberg, enfatizou que elevar um membro imortal ao quadro de Emérito é o rito mais importante da AAL. “Hoje fazemos isso ao Araken, que recebe o título de Emérito. Essa solenidade é a segunda em 82 anos da AAL. Essa sessão é a mais importante que temos”, enfatizou.

A juíza Maha Manasfi disse estar honrada por poder prestar homenagem a um colega que colaborou para a construção do Poder Judiciário e ao que ele representa para a sociedade. (Texto com informações da Gecom do TJAC)