Rua Benjamin Constant, 1165, Centro, Rio Branco – AC

Asmac esteve presente com quatro delegados na Assembleia Extraordinária para reforma do Estatuto da AMB

  • Home
  • Notícias
  • Asmac esteve presente com quatro delegados na Assembleia Extraordinária para reforma do Estatuto da AMB

A Associação dos Magistrados do Acre (Asmac) foi representada na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) por quatro delegados que levaram 55 procurações de votos, para a reforma do estatuto da entidade nacional, iniciada no dia 11 de setembro. A delegação acreana foi composta por Adamarcia Machado Nascimento, Ana Paula Saboya Lima, Maria Rosinete dos Reis e Danniel Bomfim.
Com a meta de adequar o texto atual do Estatuto, vigente desde 2004, os integrantes da AGE deliberaram por manter aberta em caráter permanente até 20 de novembro, data da última reunião do Conselho de Representantes da gestão. “Tempo para verificar toda a documentação recebida dos delegados”, disse o presidente Jayme de Oliveira.
O presidente da AMB aproveitou ainda para apresentar um quadro comparativo com as propostas de alteração e abriu para debates e ponderações dos presentes. “Essa foi a reforma possível para avançarmos em alguns pontos importantes”, salientou o dirigente, ao ressaltar que os temas não contemplados deverão ser objetos de discussão de uma futura reforma.
O novo texto traz alterações em cerca de 26 artigos. Entre eles, destaque para a ampliação do número de conselheiros fiscais; a criação de uma vice-presidência de Aposentados; de um laboratório de inovação e inteligência (AMB-LAB); um Centro de Pesquisas Judiciais e um fundo de reserva ao final de cada gestão.
Jayme de Oliveira lembrou que as propostas avaliadas pelos magistrados associados foram resultado do trabalho da Comissão de Estudos da Reforma Estatutária da AMB, acolhida pelo Conselho Executivo e aprovada durante o II Encontro Nacional de Presidentes de Associações Filiadas à AMB, realizado dia 3 de agosto, em São Paulo (SP).
Confira aqui o texto da Reforma do Estatuto.